quarta-feira, 28 de setembro de 2016

TRATAMENTO METODOLÓGICO DO TEMA 5 "REINO PLANTAE" - BIOLOGIA 11ª CLASSE


Tema 5: Reino Plantae
Caracterização do Tema
·         Localização do Tema
Reino Plantae, é o 0 5º Tema no Programa e o 2º no segundo Trimestre
·         Conteúdo antecedente
É antecedido pelo Tema 4 – Reinos Mónera, Protista e Fungi, um tema com finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre os seres microscópicos.
·         Conteúdo seguinte
Segue depois o Tema 6 – Reino Animal cujo objectivo é ampliar os conhecimentos sobre os animais, tendo em conta os marcos evolutivos do mundo vivo.
·         Constituição do Tema
O Tema tem 3 subtemas:
a.    As plantas e a colonização do meio terrestre;

b.    Plantas não vasculares – Divisão Bryophyta

c.    Plantas vasculares – Divisão Tracheophyta
Os conteúdos desses subtemas devem ser ministrados em 22 Tempos letivos.

·         Linhas de estudo do Tema
Na concepção científica do mundo, o Tema contribui com o conhecimento acerca dos passos evolutivos do mundo vegetal.
É de capital importância, do ponto de vista Ecológico, Económico e Medicinal.
·          Determinação dos Objectivos
A ministração desses subtemas, deve-se concretizar os seguintes Objectivos, com finalidade de contribuir na concretização dos constantes no Programa, propostos pela exigência do Currículo:
Ø  Identificar as Plantas Bryophytas;

Ø  Comparar o ciclo de vida de um Polipódio, como representante das plantas Pteridóphytas com o de uma espermatóphyta, tendo em conta as etapas em condições favoráveis;

Ø  Desenvolver um sistema de conceitos acerca da evolução do mundo vegetal;

·         Métodos
Tendo em conta o carácter dos métodos utilizáveis no Processo Docente educativo, que devem ser tradicionalmente indutivos e hipotético dedutivos, devem estar implícitos no sistema de métodos que se propõem para o sistema de aulas sobre esse Tema.
·         Projecto de Tarefas
Ao longo dos 22 tempos, úteis para transmitir conhecimentos sobre o Reino Plantae, orienta-se um sistema de tarefas como:
Ø  Mencionar a característica adaptativa dos Bryophytas que permitiram colonizar a Terra firme.

Ø  Como é que se processa o transporte de substâncias nas plantas não vasculares.

Ø  Quais são as características distintivas das plantas vasculares.

Ø  Quais são os passos positivos do ponto de vista evolutivo quanto a  vascularidade das plantas representantes das Tracheophytas.

·         Determinação dos Meios de Ensino
O Processo de Ensino e Aprendizagem, conta constantemente com meios de ensino tradicionais como o Quadro preto, Giz e Apagador, mas em dependência dos conteúdos a serem ministrados de acordo as exigências do Tema, deve-se seleccionar outros meios característicos e adequados para o sistema de aulas desse conteúdos, que podem ser usados tanto pelo professor como pelos estudantes, como seguem:
Ø  Manuais de textos;

Ø  Lâminas;

Ø  Plântulas conservadas;

Ø  Pedaços de raízes e de caule cortados transversalmente;

Ø  Órgãos de plantas;

·         Determinação do Sistema de Avaliação
O Tema consta de três subtemas, conquanto, deve elaborar-se um sistema de avaliação que conta com três provas escritas, correspondendo uma para cada subtema, e uma sequência de avaliações sistemáticas, tendo em conta a característica das avaliações das aprendizagens que devem ser contínuas, sendo por isso no princípio, no decurso e no fim da aula.
·         Bibliografia
Para a abordagem do Tema em referência, os protagonistas deverão contar com a Seguinte Bibibliografia:  
Manual de Biologia 11ª Classe Reforma Educativa CIÊNCIAS DA VIDA;

2 comentários:

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