Tema
5: Reino
Plantae
Caracterização
do Tema
·
Localização
do Tema
Reino Plantae, é o 0 5º Tema
no Programa e o 2º no segundo Trimestre
·
Conteúdo
antecedente
É antecedido pelo Tema 4 –
Reinos Mónera, Protista e Fungi, um tema com finalidade de aprofundar os
conhecimentos sobre os seres microscópicos.
·
Conteúdo
seguinte
Segue depois o Tema 6 –
Reino Animal cujo objectivo é ampliar os conhecimentos sobre os animais, tendo
em conta os marcos evolutivos do mundo vivo.
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Constituição
do Tema
O Tema tem 3 subtemas:
a.
As plantas e a colonização do meio terrestre;
b.
Plantas não vasculares – Divisão Bryophyta
c.
Plantas vasculares – Divisão Tracheophyta
Os conteúdos desses subtemas
devem ser ministrados em 22 Tempos letivos.
·
Linhas
de estudo do Tema
Na concepção científica do
mundo, o Tema contribui com o conhecimento acerca dos passos evolutivos do
mundo vegetal.
É de capital importância, do
ponto de vista Ecológico, Económico e Medicinal.
·
Determinação dos Objectivos
A ministração desses
subtemas, deve-se concretizar os seguintes Objectivos, com finalidade de
contribuir na concretização dos constantes no Programa, propostos pela
exigência do Currículo:
Ø Identificar
as Plantas Bryophytas;
Ø Comparar
o ciclo de vida de um Polipódio, como representante das plantas Pteridóphytas
com o de uma espermatóphyta, tendo em conta as etapas em condições favoráveis;
Ø Desenvolver
um sistema de conceitos acerca da evolução do mundo vegetal;
·
Métodos
Tendo em conta o carácter
dos métodos utilizáveis no Processo Docente educativo, que devem ser
tradicionalmente indutivos e hipotético dedutivos, devem estar implícitos no
sistema de métodos que se propõem para o sistema de aulas sobre esse Tema.
·
Projecto
de Tarefas
Ao longo dos 22 tempos,
úteis para transmitir conhecimentos sobre o Reino Plantae, orienta-se um
sistema de tarefas como:
Ø Mencionar
a característica adaptativa dos Bryophytas que permitiram colonizar a Terra
firme.
Ø Como
é que se processa o transporte de substâncias nas plantas não vasculares.
Ø Quais
são as características distintivas das plantas vasculares.
Ø Quais
são os passos positivos do ponto de vista evolutivo quanto a vascularidade das plantas representantes das
Tracheophytas.
·
Determinação
dos Meios de Ensino
O Processo de Ensino e
Aprendizagem, conta constantemente com meios de ensino tradicionais como o
Quadro preto, Giz e Apagador, mas em dependência dos conteúdos a serem
ministrados de acordo as exigências do Tema, deve-se seleccionar outros meios
característicos e adequados para o sistema de aulas desse conteúdos, que podem
ser usados tanto pelo professor como pelos estudantes, como seguem:
Ø Manuais
de textos;
Ø Lâminas;
Ø Plântulas
conservadas;
Ø Pedaços
de raízes e de caule cortados transversalmente;
Ø Órgãos
de plantas;
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Determinação
do Sistema de Avaliação
O Tema consta de três subtemas,
conquanto, deve elaborar-se um sistema de avaliação que conta com três provas
escritas, correspondendo uma para cada subtema, e uma sequência de avaliações
sistemáticas, tendo em conta a característica das avaliações das aprendizagens
que devem ser contínuas, sendo por isso no princípio, no decurso e no fim da
aula.
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Bibliografia
Para a abordagem do Tema em
referência, os protagonistas deverão contar com a Seguinte Bibibliografia:
Manual de Biologia 11ª
Classe Reforma Educativa CIÊNCIAS DA VIDA;
Importante conteúdo.
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