Redes Sociais
Rede Social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou
vários tipos de relações, que compartilham valores e objectivos comuns, possibilitando relacionamentos horizontais e não
hierárquicos entre os participantes, com possibilidades de se fazer e desfazer
rapidamente, Ellis (1979).
As redes sociais são um
espaço de comunicação que medeiam a aprendizagem e o desenvolvimento de
condições, estratégias e intervenções de aprendizagem num espaço virtual na
internet, organizadas de tal forma que propiciem a construção de conceitos, por
meio da interacção de seus usuários e de recursos disponibilizados nestes
espaços, Paulo (2013).
Redes Sociais são
estruturas virtuais
compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de
relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet., Marcos (2014).
Visão geral
·
Rredes comunitárias - (redes sociais em bairros ou cidades);
·
Redes militares – relacionamento entre unidades militares
com finalidade de derrubar alvos duros.
·
Redes políticas – relacionamento em organizações políticas
(coligações);
Permitem analisar a
forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos
alcançam os seus objectivos ou medir o capital social (o valor que os indivíduos obtêm da rede social).
As redes sociais têm
adquirido importância crescente na sociedade moderna e caracterizam-se pela sua
horizontalidade e sua descentralização.
Tipos de redes sociais
·
Redes igualitárias são redes
distribuídas da perspectiva de que cada um de nós possui mais ou menos o mesmo
número de conexões. É a tipologias características de estruturas onde há uma
melhor distribuição de conexões entre os participantes.
·
Rede Mundo Pequeno é aquela em
que partilha-se a informação partilhada por dois ou mais utilizadores.
Dinâmica das redes sociais
Segundo Watts (2003), não há redes paradas
no tempo e no espaço. Redes são dinâmicas e estão sempre em transformação.
Essas transformações, são largamente influenciadas pelas interacções. É
possível que existam interacções que visem construir um determinado laço social
e interacções que visem enfraquecer ou mesmo destruir outro laço. Os processos
dinâmicos das redes são consequência directa dos processos de interacção entre
os atores. Assim, a dinâmica das redes sociais caracterizam-se por:
·
Cooperação;
·
Competição;
·
Conflito;
Técnicas de interacção nas redes sociais
Fazer as redes sociais de seu novo projeto, não é uma tarefa fácil, principalmente se você
está começando do zero, ou seja, se acabou de criar a sua página.
A questão é que para ter interações nas redes sociais
é preciso que se tenha audiência. Seguidores, curtidas, links ou comentários
não surgem do dia para noite, será preciso provar que você tem um conteúdo de
qualidade para entregar.
E para que
tenhas uma boa interacção na rede social que usas, colocamos a sua disposição
as 6 técnicas:
1ª Fale com
amigos, parentes ou conhecidos para eles interagirem na sua página
Uma boa estratégia para aumentar a interação nas redes
sociais começa com os mais próximos. A forma mais rápida de ganhar algumas
poucas curtidas é pedindo para que as pessoas perto de você lhe ajudem nessa
tarefa. Nesse caso propomos que peça a
seus familiares, amigos de trabalho, família da namorada, colegas,
fundamentalmente aqueles que achas que têm maior número de amidos na rede.
No Facebook, por exemplo, ao curtir ou comentar alguma
publicação, consequentemente, é mostrado na linha do tempo, gerando a
possibilidade de mais pessoas, visualizarem a sua interação e assim, despertar-lhes
o interesse de se conectar contigo.
Outro ponto é que essas poucas curtidas te dará a
possibilidade de alcançar mais pessoas, pois dessa forma o público entende que
já tem outras pessoas interessadas no assunto, passando a ideia de que é algo
bom.
Só tome cuidado para que isso não prejudique o seu
avatar. Avalie previamente se isso não irá atrapalhar a sua estratégia. Analise
se seus familiares tem o perfil de seu público alvo.
2ª Chame seus
amigos das próprias redes sociais
Você pode usar a sua lista de amigos do Facebook ou
então, as suas conexões no Linkedin para divulgar a sua mensagem.
É muito mais fácil fazer contato com pessoas que já
estão próximas de você, que já sabem quem é que está falando. Isso porque,
normalmente, já tem uma conexão pré-criada.
Existem alguns aplicativos que já tornam isso possível
e as próprias plataformas oferecem esse recurso, basta você escolher em qual
delas deseja trabalhar.
3ª Utilize a
Visibilidade de Outro canal
Quando se fala de interação nas redes sociais sobre o
marketing político é sempre melhor fazer o uso da audiência de outro canal para
cativar mais seguidores. Por exemplo, se o seu interlocutor já proferiu
discursos cativadores e tem uma lista de mensagens de grande recessividade no
público, interligue essas mensagens com a actual que pretendes divulgar.
Com isso, já saberão quem é você e já tem uma relação
com sua mensagem, a possibilidade de conquistar uma aceitação será maior.
4ª Preencha
sempre todas as informações
Como a maioria das redes sociais já são uma extensão
de nossas vidas é bem comum que a sua audiência procure informações, cada vez
mais profundas sobre quem é você e quais são as informações que pasas, primando
sempre pela sua credibilidade.
A maioria das redes sociais possui um espaço chamado
“sobre”, onde você precisa completar com informação acerca do seu proposito, de
forma mais clara e objetiva possível. Para tal sugerimos que coloque sempre:
·
A visão ou ropósito
do seu Partdo;
·
O link oficial
de seu site, caso o tenha abrto;
·
Informações que
você julgue necessário para fidelizar seu seguidor;
5ª Insira um
plugin de redes sociais em seu site
Essa é uma dica que funciona muito bem e que tem o
poder de aumentar a interação nas redes sociais de uma forma incrível. Basicamente,
consiste na atividade de colocar um botão de curtir, compartilhar ou comentar
na página de seu site. Atualmente, cada rede social já possui um botão
especifico para ser colocado na página.
Normalmente, basta pegar o código html do botão e
inserir no local onde você deseja que ele fique.
6ª Poste com
Frequência
Independente de qual rede social que você irá ajudar é
de primordial importância que você faça postagens com frequência. Quanto mais
postares, mais interesse de seguir sua página terão os seus seguidores.
Faça um estudo para que você possa descobrir como é o
comportamento e como eles gostam de ser alcançados, pois com essas métricas em
mãos fica muito mais fácil entregar um conteúdo de qualidade para eles.
Ao criar esse material, é ideal que sempre sejam
disponibilizados conteúdos que tenham relação com o seu nicho de mercado, uma
vez que, é esse o foco de estarem ali. Sendo assim, busque sempre atualizações,
novidades e lançamentos de seu mercado. Você notará que, deste modo, será mais
fácil a interação.
As redes sociais são as grandes sensações do
momento, logo se ainda não se firmaste nesse meio, como membro da comunicação e
marketing, com toda a certeza, está perdendo uma boa oportunidade de publicares
a imagem do Partido, do nosso Candidato e do representante da Direcção do nosso
Partido, àqueles que estão conectados quase 24h por dia.
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